sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Plenária Final do Parlamento Jovem 2011

Um grupo de sete alunos que forma o Parlamento Jovem de Montes Claros viajou na tarde de quarta-feira, 17, para Belo Horizonte para participar da Plenária Final na etapa estadual do projeto. Os alunos vão participar de grupos de trabalhos e, a partir das 14hs de amanhã, sexta-feira, 19, da grande final com transmissão ao vivo pela TV Assembleia, canal 36.

Segundo o Presidente da Câmara, vereador Valcir Soares (PTB), Além da discussão e votação das propostas, os participantes do projeto escolheram seus representantes na etapa estadual, coordenada pela Assembleia. O projeto teve a parceria local da Unimontes, Faculdades Santo Agostinho e Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros. A Câmara Municipal de Montes Claros, através da ELEMC é parceira da Assembleia Legislativa de Minas Gerais no projeto.


“O Parlamento Jovem é um projeto de formação política e de educação para cidadania realizado pela ALMG desde 2004, por intermédio da Escola do Legislativo e em parceria com a PUC Minas. Com a sua interiorização, a partir de 2010, o PJ, destinado aos estudantes mineiros do ensino superior e médio, ganhou novos parceiros, representados pelas Câmaras Municipais, e uma nova dinâmica”, enfatiza Valcir.

Desde o ano passado, a Câmara de Montes Claros participa do projeto quando se iniciou a etapa estadual, portanto é o segundo ano de participação do Parlamento Jovem de Montes Claros.

O projeto tem duração de seis meses com oficinas semanais nas escolas, palestras, oficinas de formação política e de estudos sobre o tema Drogas para que os alunos se preparassem para elaborar as propostas. “Houve uma Plenária Final em Montes Claros no dia 13 de junho deste ano para serem escolhidas as melhores propostas para serem enviadas à ALMG. Foram envidas quatro propostas à ALMG, de cada uma das 12 cidades, que juntas formaram o Documento de Propostas que será debatido por todos os alunos na plenária final de Belo Horizonte”, observa Valcir.

Realizado em duas etapas, a primeira municipal e a segunda em Belo Horizonte, sob a coordenação da ALMG, o projeto se estendeu a quase todas as regiões do Estado. A primeira edição teve a participação de 12 municípios mineiros e a de 2011 mobilizou 16 municípios, com a participação de mais de mil alunos do ensino médio de 71 escolas de Minas Gerais e 142 estudantes universitários, que atuaram como monitores do projeto em vários municípios.

O tema que vai ser abordado e defendido pelo Parlamento Jovem de Montes Claros é: Drogas, como prevenir? As reuniões para discussão e votação das propostas de ação para o poder público em torno do tema escolhido foram realizadas no Plenário da Câmara.

Os participantes do Parlamento Jovem de Montes Claros são: Ana Paula Pereira Santos e Ana Paula Souza Benfica da Escola estadual Dulce Sarmento, Sílvio Wellington Oliveira Batista e Hianca Catherine Castro de Jesus da Escola Estadual Helena Prates, Leonardo Boa Sorte Alves e João Gabriel Silva Camargo Costa do Colégio Prisma e Charles Fernandes Teixeira da Escola Estadual Irmã Beata.




Fonte : por Jornalismo de Montes Claros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário