segunda-feira, 30 de maio de 2011

30 de Maio, Dia do Geólogo


A Terra e sua história, origens, estruturas e processos que formaram e os que regem as transformações pelas quais ainda passam são objetos de estudos dos geólogos.

A profissão é regulamentada no Brasil em 1962,é fiscalizada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
30 de Maio, é comemorado Internacionalmente o dia do Geólogo.

O Geólogo estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre e as alterações sofridas no decorrer do tempo, investiga a ação do homem (poluição dos solos e dos lençóis freáticos, etc) e das forças naturais (erosão, desertificação, glaciação, etc) sobre ao planeta, obtendo assim informações do impacto ambiental. O geólogo também deve estudar os rios e os lençóis freáticos, localizar e acompanhar a exploração de reservas petrolíferas e de gás natural e jazidas minerais, aplicando conceitos teóricos e estudos sobre a constituição do solo, além de elaborar mapas e relatórios que permitam determinar os tipos de construção que estão em conformidade com a região. Estudam também a ocorrência dos diferentes tipos de rochas, tanto na superfície, quanto no subsolo e no fundo do mar. Para tais pesquisas os geólogos utilizam equipamentos de medição e sondagem, além de provas químicas e imagens aéreas. Atuam também no desenvolvimento de projetos que promovam a preservação dos recursos naturais, ou seja, que visem à .

Um comentário: